Apresentação

Há muito tempo que sentíamos a falta de um estudo mais aprofundado sobre a Reforma Teresiana em Portugal. A celebração do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus (1515-2015) deu-nos o pretexto para pensarmos num Congresso sobre a história da presença da Ordem dos/as Carmelitas Descalços/as fundada por Santa Teresa de Jesus juntamente com São João da Cruz. Ainda em vida desta insigne fundadora, os seus discípulos e discípulas deram os primeiros passos para lançar a Reforma Carmelita em terras lusas, a 1 de Outubro de 1581.

De então para cá foi grande e notável o enraizamento e expansão da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal e nas terras de missão dependentes da Coroa portuguesa.

Os Carmelitas Descalços deixaram marcas profundas na reforma da Igreja, na teologia e na espiritualidade, nas missões e no ensino, no campo da cultura e das artes, ainda visíveis em tantos conventos masculinos ou femininos que enriquecem o património religioso do nosso país.

Esta memória do passado precisa de ser reavivada no presente para nos ajudar a abrir novos horizontes para o futuro. A realização de um Congresso sobre a História da Reforma Teresiana em Portugal vai ser uma excelente oportunidade para desbravarmos preciosos tesouros do contributo que a Ordem dos Carmelitas Descalços realizou e continua a realizar em Portugal.


 

Cartaz Call for Papers

 Cartaz da fase Call for Papers


Direitos de Imagem Reservados ao Museu Diocesano de Santarém