Apresentação da CEHPC-OCD

O dia 28 de Abril tornou-se um dia histórico para a Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal. Neste dia foi apresentada oficialmente esta Comissão de Estudos Históricos e Património Cultural (CEHPC-OCD), que contou com a presença dos membros da Comissão e investigadores de temáticas carmelitas.

Os trabalhos começaram pelas importantes e desafiadoras palavras do Padre Provincial, P. Pedro Ferreira, e do Presidente desta Comissão, P. Joaquim Teixeira. A arquiteta Teresa de Campos Coelho e o engenheiro Miguel Portela apresentaram o tema de uma possível arquitetura da Ordem em relação com os seus textos legislativos.

Pela tarde, o frei Renato da Cruz expôs a importância dos carmelitas, Ir. Maria de São José e do P. José do Espírito Santo, para a história e carisma da Ordem em Portugal. Para além destas duas conferências, o dia ficou marcado pela apresentação das instalações da Comissão, sediada na Domus Carmeli, em Fátima, de um sítio na Internet www.historia.carmelitas.pt e da revista, Studia Carmelita.

Escutaram-se ainda alguns cânticos em gregoriano, parte deles próprios do repertório da Ordem dos Carmelitas Descalços, interpretados pelos Noviços da Província. A CEHPC-OCD foi criada no Capítulo Provincial do passado ano, sob o forte impulso do Congresso realizado em 2015 sobre a Reforma Teresiana em Portugal. Os seus objetivos são preservar, estudar e divulgar o património histórico, cultural e espiritual da Ordem dos Carmelitas Descalços.